Fratura em Cães

Nós da OrtoPet conhecemos muito bem a dedicação que nossos clientes têm com os seus pets, e que estão sempre atentos à tudo o que diz respeito a saúde e o bem estar deles. Hoje falaremos sobre as Fraturas em caninos. Vamos explicar o que é osso, porque as fraturas ocorrem, quais são os ossos mais comuns de fraturar, as causas, os tratamentos, etc. Esperamos que gostem do texto.

O quê são ossos e do que eles são feitos?

O osso é um biomaterial com inúmeras funções. Da sustentação do corpo ao estoque de minerais, ele é o responsável pela produção de células sanguíneas do grupo vermelho ou hemácias (eritrócitos, hemoglobinas, etc) e do grupo branco (defesa do organismo como os leucócitos, linfócitos que dão origem aos anticorpos e plaquetas que atuam na coagulação, etc), todos esses tipos celulares produzidas na medula óssea (conhecido como tutano).O osso é em sua maior parte formado por colágeno, cálcio e outros minerais; essa combinação faz com que o osso seja forte e flexível.

Por que motivo a fratura ocorre nos cães?

Para que ocorra uma fratura óssea em cães, gatos, humanos e outras espécies, é necessário que as forças básicas que atuam normalmente nos ossos, gerem um estresse intolerante nos mesmos, levando então à fratura. São cinco essas forças: compressão, tensão, dobramento, cisalhamento (transversal) e torsão (rotação).

Quais são os ossos que mais se fraturam nos cães?

Ossos quebrados ou fraturas são muito comuns em cães. As fraturas de fêmur em cães ocorrem aproximadamente em 45% dos casos. O segundo osso longo mais fraturado nos cães é a tíbia, seguido pelo radio e pela ulna (antebraço). Geralmente o radio e a ulna se fraturam em quedas e não é incomum que a fratura da pata ocorra dos 2 lados. As fraturas de úmero (braço) somam em média 10% dos casos dos membros fraturados. Os quadris dos cães também se quebram com frequência em acidentes traumáticos como nos acidentes envolvendo carros, chegando a estimativa de 25% dos casos. Os ossos do crânio, da mandíbula e da coluna vertebral também se quebram frequentemente. Veja como é o esqueleto do cão na Figura 1.

Quais são as principais causas de fratura dos ossos em cães?

  • Saltar de pequenas alturas: sofás ou camas; especialmente cães pequenos,
  • Saltar sobre superfícies duras: esses saltos quando combinados com as pequenas alturas podem causar fraturas,
  • Injúria pré-existente: fratura anterior, tumores ósseos,
  • Impactos por: automóveis, motocicletas, bicicletas.
  • Guias retráteis: podem ser úteis por dar a sensação de liberdade, contudo, podem também se enroscar nas pernas dos cães, principalmente aqueles mais afoitos e ou estabanados, causando injúrias que podem ser sérias,
  • No parque com outros cães: um cãozinho menor pode se ferir facilmente ao brincar com cães mais pesados e maiores, mesmo nas brincadeiras aparentemente tranquilas.
  • Desnutrição: embora isso possa parecer impossível, alimente seu cão de forma adequada e saudável; os ossos necessitam de bons substratos alimentares para permanecerem sadios.
  • Cirurgia: certas cirurgias ortopédicas necessitam que o osso seja quebrado (cortado e remodelado). Mesmo que esses procedimentos sejam feitos e supervisionados por um profissional especializado (cirurgião veterinário ortopedista), devemos considerar que esse osso quebrado está em processo de cicatrização/consolidação óssea e necessita de cuidados.

Como faço para saber se meu pet tem alguma fratura?

Para começar, observe sinais de inchaço, inabilidade de colocar peso sobre alguma pata, falta de vontade para fazer coisas que seu pet fazia regularmente, entre elas subir em camas e sofás, ficar sobre as 2 patas junto a você para lhe pedir algo ou brincar, não querer correr ou passear. Também observe se ele está mancando, ou se ele fica agressivo ou mostra os dentes quando tocado. Falta de apetite e ouvir seu amigão uivando ou vocalizando também pode lhe ajudar a identificar que algo não está certo com seu pet.

Quais raças de cães podem fraturar os ossos com mais facilidade?

Todas as raças de cães são propensas a fraturarem seus ossos, porém as quebras ocorrem frequentemente nos pets mais velhos e nos aventureiros filhotes. As raças de cães muito pequenas como as toy, são mais sujeitas à fraturas do que as raças de porte físico maior.

Como é feito o diagnóstico definitivo nos casos das fraturas ósseas?

Por meio de Raio-X.

Quais são os tipos de fratura que ocorrem nos cães?

As fraturas são classificadas como abertas (expostas) e fechadas. Nas abertas, o osso aparece para fora do corpo, no local da lesão, e é comum que o ferimento esteja com sujidades e bactérias, o que causa infecção óssea. Nas fraturas fechadas o osso quebrado não penetra a pele, portanto, permanece dentro do corpo do animal.

Como é feito o tratamento de fraturas em cães?

O modo como o ortopedista veterinário trata as fraturas depende da idade, do tamanho, do tipo de atividade do pet, do osso fraturado, do tipo de fratura e das condições financeiras do tutor / dono; a amputação da pata fraturada pode ser indicada nos casos onde não é possível a reparação da fratura, como é feita rotineiramente.
Após o estudo do caso clínico, pinos, placas, parafusos e fios de aço inox, além de outras opções, são devidamente esterilizados e aplicados aos ossos quebrados dos pacientes para mantê-los em seus devidos lugares de origem. Na OrtoPet somos especializados em ortopedia veterinária e não usamos talas e bandagens como forma principal de tratamento das fraturas ósseas, apenas e tão somente para o conforto e segurança dos pets até o dia da cirurgia.

Como posso ajudar meu pet no processo de cicatrização / consolidação óssea?

Fique tranquilo(a)! Todas as orientações com relação ao pós-cirúrgico imediato e com o manejo do seu pet durante as 8 semanas do período de convalescença, serão cuidadosamente discutidas com você por nosso veterinário ortopedista.
Obrigado! Consulte-nos e fale com nosso médico veterinário especializado em ortopedia veterinária.

Entre em contato